Hipocrisia: O que Jesus Vai Encontrar em Você?

  • 20/09/2024

Versículo Base:

No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome. Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.

Marcos 11:12-13

Quando falamos sobre a cristã, muitas vezes nos concentramos no que podemos receber de Deus — bênçãos, curas, milagres. Mas e se mudarmos a pergunta? E se ao invés de perguntar o que Deus pode nos dar, perguntássemos: o que Deus vai encontrar em nós? O que há dentro do nosso coração quando ninguém está olhando? É isso que Jesus nos convida a refletir quando encontramos a história da figueira no evangelho de Marcos.

A Figueira: Um Exemplo de Hipocrisia

A passagem da figueira no evangelho é um exemplo claro de hipocrisia. Jesus, com fome, vê uma figueira ao longe cheia de folhas. Mas ao se aproximar, descobre que a árvore estava cheia de aparência, mas vazia de frutos. Isso irritou Jesus. Por quê? Porque a figueira estava fazendo uma “propaganda enganosa” — tinha a aparência de algo bom, mas não entregava o que prometia. A árvore parecia promissora, mas era estéril.

Isso nos leva a pensar: quantas vezes somos como essa figueira? Quantas vezes mostramos uma imagem bonita para o mundo, mas por dentro estamos vazios? Quantas vezes fingimos ser algo que não somos, tentando impressionar os outros com nossas “folhas”, mas sem nenhum fruto real?

A Hipocrisia na Vida Cristã: Aparecer Sem Ser

A hipocrisia é quando a vida de alguém não condiz com aquilo que prega. E hoje, com a internet e as redes sociais, é fácil cair nessa armadilha. Vemos pessoas que mostram uma vida aparentemente perfeita, cheia de “folhas verdes”, mas por dentro estão distantes de Deus, sem produzir frutos.

Jesus confrontava os fariseus exatamente por isso. Eles gostavam de se mostrar religiosos, com grandes discursos e orações em público, mas no coração, faltava a essência do evangelho — amor, compaixão e verdade. No caso da figueira, Jesus não estava apenas desapontado por não encontrar frutos; Ele estava nos ensinando que Deus não se impressiona com aparência, mas com a sinceridade do coração.

Exemplo Prático: Pense em uma pessoa que vai à igreja todos os domingos, conhece todas as músicas, levanta as mãos durante o louvor, mas ao sair dali, trata mal os outros, mente ou age de maneira contrária ao que prega. Deus não está interessado em quanto tempo você passa na igreja, mas em quanto você se parece com Jesus no dia a dia.

O Problema de Pular Etapas: Quando o Exterior Não Reflete o Interior

Na natureza, os frutos da figueira aparecem antes das folhas. No entanto, a figueira da história de Marcos estava pulando etapas. Ela tinha as folhas, que indicavam que deveria haver frutos, mas não tinha nada a oferecer. Isso é um reflexo de quando tentamos mostrar algo exteriormente sem antes viver aquilo de verdade no interior.

Na vida cristã, isso acontece quando queremos mostrar uma espiritualidade que ainda não alcançamos. Tentamos impressionar as pessoas, pular etapas e exibir uma aparência de santidade. Mas Deus vê além das folhas, Ele examina o coração.

Exemplo Prático: Pense em alguém que acabou de começar sua caminhada com Cristo, mas já quer liderar, já quer ter posição e ser reconhecido. Mas ainda falta aprender o básico — amar, perdoar, servir. Essa pessoa está “pulando etapas”, tentando parecer mais madura espiritualmente do que realmente é.

A Verdade Dura para Sempre, a Mentira Tem Pernas Curtas

A verdade de Deus não tem prazo de validade. Ela permanece, gera frutos e transforma vidas. Mas a hipocrisia — as mentiras e aparências falsas — têm pernas curtas e não duram para sempre. A Bíblia diz que “nada há oculto que não venha a ser revelado” (Lucas 8:17). Mais cedo ou mais tarde, aquilo que está escondido virá à tona.

Jesus nos ensina que o mais importante é sermos sinceros e verdadeiros, tanto com Ele quanto com os outros. Não adianta tentar esconder nossas falhas atrás de um comportamento falso. Ele prefere que sejamos autênticos, mesmo que ainda estejamos em crescimento, do que mostrarmos uma aparência perfeita que não reflete a realidade do nosso coração.

Como Evitar a Hipocrisia?

Se queremos evitar cair na hipocrisia, precisamos nos concentrar em produzir frutos. Mas o que são esses frutos? Em Gálatas 5:22-23, Paulo nos dá uma ideia clara: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Esses são os frutos que Deus espera encontrar em nós.

Para que possamos produzir esses frutos, precisamos investir em nosso relacionamento com Deus. Isso significa gastar tempo em oração, ler a Palavra e, principalmente, viver o que estamos aprendendo. A aparência não sustenta ninguém por muito tempo, mas uma vida enraizada em Cristo dá frutos que permanecem.

Exemplo Prático: Assim como uma árvore saudável precisa de raízes profundas para produzir frutos, nós também precisamos ter uma vida espiritual sólida e verdadeira. Isso não acontece da noite para o dia, mas através de uma caminhada constante com Deus.

Conclusão: O Que Jesus Vai Encontrar em Você?

A história da figueira nos faz uma pergunta direta: o que Jesus vai encontrar em você? Quando Ele se aproximar, encontrará apenas folhas, uma aparência bonita, mas sem frutos? Ou encontrará uma vida que, embora imperfeita, está dando frutos e sendo transformada pela Sua graça?

Deus nos chama para viver uma vida autêntica, cheia de frutos reais, que reflitam o amor de Cristo. Que possamos ser como árvores plantadas junto às águas, que, no tempo certo, produzem bons frutos, agradando ao Senhor em tudo.

Que o Senhor nos abençoe!

Sugestão de Música: “Faz um Milagre em Mim” – Regis Danese

Essa música fala sobre a transformação que vem de Deus, uma verdadeira mudança que gera frutos.

Com informações da Publicação: "Hipocrisia: O que Jesus Vai Encontrar em Você?" disponível em NT Gospel.

FONTE: https://ntgospel.com/mensagem-de-reflexao/hipocrisia-o-que-jesus-vai-encontrar-em-voce


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Todavia Me Alegrarei (Ao Vivo) Samuel Messias.

Samuel Messias.

top2
2. Me Atraiu - Gabriela Rocha.

Me Atraiu - Ao Vivo. Gabriela Rocha.

top3
3. Deserto (Ao Vivo) Maria Marçal.

Maria Marçal.

top4
4. A Casa É Sua. Casa Worship.

Casa Worship.

top5
5. Bondade de Deus

Isaias Saad

Anunciantes