Investir Tempo: O Custo e a Recompensa de Semear com Fé

  • 19/09/2024

Versículo base

Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.

Salmo 126:6

Você já parou para pensar no que significa realmente investir tempo em algo importante? Se olharmos para a vida de um agricultor, veremos que o processo de plantar e colher é longo e exige dedicação. Semear demanda esforço, paciência e, muitas vezes, lágrimas. Mas o Salmo 126:6 nos dá uma promessa abrasadora: aquele que semeia com lágrimas colherá com alegria. E isso vale não apenas para a agricultura, mas também para a nossa vida espiritual. Vamos refletir sobre o que significa investir tempo em Deus e em Sua Palavra, e como esse investimento traz recompensas eternas.

Investir tempo exige paciência: O processo do plantio

Assim como no campo, a vida espiritual exige que plantemos com cuidado e dedicação. Jesus, na Parábola do Semeador (Lucas 8:5-8), comparou o plantio de sementes com o plantio da Palavra de Deus nos corações. Nem sempre a semente cai em solo fértil. Muitas vezes, ela cai em solos duros, pedregosos ou cheios de espinhos. Mas isso não nos impede de continuar semeando, não é mesmo?

Imagine que você decide plantar uma horta em casa. No início, é empolgante: você prepara o solo, planta as sementes e rega todos os dias. Mas, depois de uma semana, nada parece acontecer. Sem ver resultados imediatos, o desânimo pode bater. Contudo, sabemos que as sementes estão trabalhando silenciosamente, germinando debaixo da terra. No tempo certo, os brotos começam a aparecer.

Exemplo Prático: Pense naquelas vezes em que você orou por alguém, compartilhou o evangelho, mas não viu resultado imediato. Pode ser frustrante, mas assim como o agricultor não vê a planta crescer da noite para o dia, você precisa confiar que Deus está agindo de maneiras que você não consegue enxergar.

O preço do investimento: Esforço e sacrifício

A verdade é que investir tempo em qualquer área da vida — seja no trabalho, nos relacionamentos ou na — envolve sacrifício. Muitas vezes, exige abrir mão de algo no presente para colher algo maior no futuro. O agricultor sabe que precisa investir não só tempo, mas também dinheiro e esforço físico para garantir uma boa colheita. Do mesmo modo, quando decidimos investir tempo em nossa vida espiritual, precisamos dedicar momentos em oração, leitura da Palavra, e até em servir ao próximo.

O que isso significa na prática? Que orar de madrugada, ajudar quem está em necessidade ou até mesmo abrir mão de um tempo de lazer para passar mais tempo com Deus são investimentos que, embora exijam sacrifícios no agora, trazem recompensas eternas.

Exemplo Prático: Imagine que você decide reservar 30 minutos do seu dia para ler a Bíblia, mesmo sabendo que isso pode interferir no tempo que você passaria nas redes sociais ou assistindo a uma série. Esse pequeno investimento diário fortalece sua fé e traz uma conexão mais profunda com Deus.

Perseverança em meio às lágrimas: As dificuldades no caminho

Nem sempre o processo de semear é fácil. Às vezes, plantamos com lágrimas. O Salmo 126:6 fala exatamente sobre isso — que muitas vezes semeamos enquanto estamos sofrendo, chorando por causa das dificuldades da vida. Talvez você esteja orando por algo há muito tempo e não tenha visto a resposta ainda. Pode ser que você esteja investindo em um ministério ou em alguém e não veja frutos imediatos. Nesses momentos, é fácil desanimar e questionar: “Vale a pena continuar?”

Mas a promessa de Deus é clara: quem semeia com lágrimas voltará com alegria. O que hoje é dor e sacrifício, no futuro será motivo de celebração. Deus nunca ignora nossos esforços e nossas lágrimas. Ele vê cada semente plantada, e no tempo certo, trará a colheita.

Exemplo Prático: Pense em uma mãe que ora todos os dias pela salvação de seu filho. Anos podem passar sem que ela veja qualquer mudança. No entanto, ao perseverar, ela continua plantando a semente da fé, e um dia, esse filho se rende a Jesus, trazendo imensa alegria. A colheita chegou!

O resultado do investimento: A colheita vem!

A Bíblia nos ensina que, no tempo certo, colheremos os frutos do que plantamos. Em Gálatas 6:9, está escrito: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” Essa promessa é um lembrete de que nossos esforços não são em vão. Pode ser que você não veja os resultados agora, mas Deus é fiel para trazer a colheita no momento certo.

Assim como o agricultor, que depois de meses de trabalho árduo vê os frutos da sua colheita, você também verá os resultados do seu investimento espiritual. Seja na vida de outras pessoas, em seu próprio crescimento espiritual ou em bênçãos inesperadas, Deus recompensa aqueles que investem tempo Nele.

Conclusão: O tempo investido em Deus nunca é em vão

Investir tempo em Deus, em oração, na leitura da Palavra e em compartilhar o evangelho, é como plantar sementes em solo fértil. Pode não parecer que nada está acontecendo de imediato, mas o crescimento está acontecendo, mesmo que não seja visível. Deus honra cada sacrifício, cada lágrima derramada e cada esforço feito com fé. No tempo certo, a colheita virá, e o que hoje é semeado com lágrimas será colhido com cantos de alegria.

Que o senhor nos abençoe!

Sugestão de Música: “Tempo de Colher” – Pedro Henrique.

A canção fala sobre confiar no tempo de Deus e acreditar que Ele está trabalhando, mesmo quando não conseguimos ver. Assim como na semeadura, precisamos ter fé e paciência para colher os frutos.

Com informações da Publicação: "Investir Tempo: O Custo e a Recompensa de Semear com Fé" disponível em NT Gospel.

FONTE: https://ntgospel.com/mensagem-de-reflexao/investir-tempo-o-custo-e-a-recompensa-de-semear-com-fe


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Todavia Me Alegrarei (Ao Vivo) Samuel Messias.

Samuel Messias.

top2
2. Me Atraiu - Gabriela Rocha.

Me Atraiu - Ao Vivo. Gabriela Rocha.

top3
3. Deserto (Ao Vivo) Maria Marçal.

Maria Marçal.

top4
4. A Casa É Sua. Casa Worship.

Casa Worship.

top5
5. Bondade de Deus

Isaias Saad

Anunciantes